top of page

Saiba o que é melasma e como a luz dos eletrônicos influenciam no surgimento das manchas



O surgimento de manchas na pele, principalmente no rosto, gera desconforto na maioria das pessoas que são afetadas. O desenvolvimento do melasma é comum na vida adulta. Esse problema se trata de uma disfunção na pigmentação da pele que é causada por um aumento desproporcional na melanina. A exposição ao sol sem proteção e à luz do computador e celular são umas das principais geradoras dessas manchas, associadas a genética e hormônios (como na gravidez). O que é melasma?

O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas mais escuras, que reflete alteração na concentração de melanina, o pigmento que dá cor à pele. É comum que o problema surja no rosto e em partes do rosto que ficam mais expostas ao sol, como colo. Além da exposição solar, o melasma tende a surgir em mulheres grávidas, que usam anticoncepcionais ou fazem algum tratamento de reposição hormonal. Mas a condição também afeta os homens e pode estar associada aos laços genéticos. Veja a seguir quais são os tipos de melasma. Quais são os tipos de melasma?

Existem três tipos principais de melasma: Melasma dérmico: Esse tipo de melasma atinge a pele de forma mais profunda, exigindo tratamentos mais específicos para reduzir. Melasma epidérmico: Afeta a camada mais superficial da pele Melasma misto: Este tipo é uma combinação do melasma epidérmico e dérmico Para se proteger do melasma causado pela luz, vinda dos celulares, computadores e outros eletrônicos, o uso do filtro solar também é indispensável, assim como a aplicação de produtos antioxidantes, que neutralizam os radicais livres. Além deles, o consumo da vitamina C é um grande aliado. Quando procurar um dermatologista?

O tratamento precoce para o melasma, com o uso dos cosméticos apropriados para protegerem a pele é o ideal. Mas se você já notou o surgimento de manchas, é essencial procurar o dermatologista para um correto diagnóstico e acompanhamento. Para saber os tratamentos mais recomendados para o seu caso, marque uma consulta com nossos especialistas.

412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page