Manchas no rosto: conheça os tipos mais comuns, causas e tratamentos.

O surgimento de manchas no rosto costuma estar associado à exposição solar sem proteção, herança genética, alterações hormonais, envelhecimento, e processos inflamatórios, como acne, alergia, cicatrização, queimadura, depilação e doenças de pele.

Para evitar esse problema, é fundamental ter cuidados para poupar a pele dos danos que são causados pelo tempo, o que deve ser feito diariamente com o uso de cosméticos adequados, aplicação do protetor solar no rosto, pescoço e colo e consultas com um dermatologista.

Tipos de mancha no rosto

As manchas que surgem no rosto podem ser simplesmente causadas pela exposição ao sol, mas também existe a possibilidade de indicarem alguma doença. Veja os tipos mais comuns de manchas no rosto e as suas causas.

Melasma

Surge como uma mancha escura e superficial e pode refletir a alteração hormonal, por isso é comum que mulheres grávidas tenham o problema. Porém, o melasma também costuma ser causado por herança genética e intensa exposição aos raios solares sem boné, chapéu e filtro.

Pintas (sem relevo)

elas podem surgir em qualquer momento da vida e são decorrentes de uma grande concentração de melanócitos, ou seja, não é provocado apenas por estímulos e ações externas.

Manchas pós-inflamatórias

Essas manchas surgem em decorrência de feridas, reações alérgicas, cicatrização, queimadura, infecções cutâneas, doenças inflamatórias e outros traumas físicos. Existem cosméticos que podem diminuir a sua aparência, mas, dependendo da gravidade, a Ledterapia é ainda mais eficaz. Sardas

Essas manchas acastanhadas surgem por predisposição genética. Pessoas que possuem sardas têm a pele mais sensível ao sol e precisam redobrar os cuidados com o uso do protetor, bonés e chapéus, para evitar irritação. Vitiligo

Se trata de uma doença autoimune, caracterizada pelo surgimento de manchas irregulares e despigmentadas na pele. Ainda não há tratamento eficaz com cosmético que reverta a perda de coloração. Quando procurar um dermatologista

Pela possibilidade de ser sintoma de alguma doença mais grave, o surgimento de manchas na pele precisa ser acompanhado por um(a) dermatologista. Com auxílio de um profissional, você saberá de forma precoce qual é a origem do problema e terá um suporte especializado para realizar os tratamentos necessários e evitar o surgimento de novas manchas. Agende a sua consulta.

Agende a sua consulta para saber qual o melhor tratamento para as manchas no seu rosto.